Você já ouviu falar em PLR?
Muito utilizado no Marketing Digital o PLR vem se popularizando nos últimos tempos.
PLR ou Private Label Rights significa Direitos de Marca Privada. Nada mais é do que empresas que criam infoprodutos e vendem seus direitos de uso e revenda.
Sendo assim, quando você compra um curso online em PLR, um e-book ou qualquer infoproduto que seja nesse formato, é possível revender o curso como se ele fosse seu. Não há restrições de direitos autorais.
Dessa forma, é possível editar ou fazer qualquer alteração necessária nesses produtos para deixá-los com a sua marca ou seu nome, e executar sua estratégia de venda.
No entanto, há vantagens e desvantagens em utilizar PLRs.
Vantagens:
100% de comissão
Como você vai trabalhar com PLR e tem direito de revenda do produto, você leva 100% de comissão, porque você é o produtor.
É possível trabalhar com vários produtos de diversos nichos
Dessa forma, é possível aumentar seu faturamento focando em diversos produtos e não apenas em um único nicho específico.
Não precisa aparecer nem criar autoridade
Não há necessidade de você ser o rosto do produto que você vai vender. Muito menos criar conteúdo para gerar autoridade com seu público. Isso porque a maioria das vendas vai acontecer através do tráfego pago.
Desvantagens:
Existe uma dificuldade em validar o produto
O PLR exige que você tenha uma certa experiência no mercado digital, pois caso seja iniciante e não consiga criar uma excelente página de vendas, ter bons criativos, ou até mesmo uma estrutura de vendas, vai ter muita dificuldade em fazer o produto girar.
Vender o PLR pode ser mais caro e demorado
Isso pode acontecer, porque teremos que testar toda nossa estrutura de vendas. Testar páginas de venda e testar também o tráfego pago onde, consequentemente, tudo isso pode exigir muito investimento.
PLR de má qualidade
Cuidado com o conteúdo do PLR que você vai vender. Como estamos falando de produtos que podem ser comprados por qualquer pessoa e depois ser revendido, muitos PLRs deixam a desejar.
Sendo assim, cuidado! Analise bem o conteúdo do produto, principalmente relacionados a cursos em vídeo, para não correr o risco de ter problemas com excesso de reembolsos.
Existem sim, PLRs com bons conteúdos, mas também temos as “laranjas podres”, ou seja, total atenção ao produto. Descarte qualquer produto que considere de má qualidade e evite transtornos.
Suporte
Ao contrário do afiliado que não precisa se preocupar com suporte ao cliente, quem vende PLRs precisa se preocupar com esse detalhe, já que o produtor deve dar todo o suporte ao produto que está ofertando.
Conclusão
PLR pode parecer um negócio simples e lucrativo, onde compramos um curso e revendemos, simples assim! E até pode ser, desde que você se atente as vantagens e desvantagens desse mercado.
Meu conselho pra quem deseja realmente trabalhar com PLR é iniciar com e-books. Pegue alguns e-books, avalie, teste, valide e ganhe dinheiro. Repita o processo com outros e-books e vá ampliando seu catálogo.
Ao decorrer do tempo, ganhando experiência, comece a trabalhar com cursos em vídeo, caso veja necessidade. Esses cursos necessitam de mais atenção e podem causar diversos transtornos, ainda mais se sua estrutura não conseguir atender a demanda.
Por fim, pense sempre na qualidade e não na quantidade.
Caso tenha interesse em trabalhar com PLRs, eu recomendo que você dê uma olhada nesse site. Aqui você encontra mais de 1500 e-books em português que podem ser revendidos como se fossem seu.
Um bom ponto de partida para ter uma ideia de como esse mercado funciona.